top of page

Alunos da FAITER se destacam em Concurso de Design da Yamaha

 

Alunos do curso de Design das Faculdades Integradas Interamericanas (FAITER) foram destaque no concurso Interfaculdades “Yamaha Busca Talentos”, promovido em parceria entre o Salão da Motocicleta e a Yamaha. Os estudantes do segundo ano, Cássio Borges e Luan Roberto, ficaram em segundo e quarto lugar, respectivamente, entre os mais de 300 alunos oriundos das principais universidades de São Paulo. Os estudantes Marcel Felicio e Danilo dos Santos, ambos do primeiro ano, também tiveram seus trabalhos expostos no estande da Yamaha.

Todos os participantes apresentaram seus projetos em duas categorias: Design ou Sustentabilidade, e concorreram a motos zero quilômetro e vagas de estágio na própria Yamaha Motores do Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 10 de novembro, no estande do “Yamaha Busca Talentos” no último Salão da Motocicleta, tido como o maior evento do ano no setor de Motos em todo o país. 

Cássio Borges se firmou na segunda posição ao apresentar o projeto “Yamaha DVCO”, inspirado no lema da cidade de São Paulo, que é constituído pela frase em latim: “Non dvcor, dvco”, cujo significado em português é: “Não sou conduzido, conduzo”. Sua criação é pautada na propulsão eletromagnética, que consiste na adesão de uma nova tecnologia evolutiva ao sistema de rodagem por meio de magnetismo. A alimentação da motocicleta utilização apenas eletricidade em detrimento do combustível fóssil.

Aluno pretende se especializar em design de motocicletas ou automóveis

Cássio, que pretende se especializar na área da mobilidade, atuando no design de motocicletas ou automóveis, explicou que antes da premiação estava bastante ansioso, mas que a espera foi compensada. “Antes da divulgação a ansiedade era enorme, pois foi realizada ao vivo no Salão da Motocicleta (Sábado dia 10 de Novembro). Fiquei muito feliz e surpreso pela colocação”, declarou o estudante. 

Segundo professor Me. Alexandre Mora, diretor da FAITER, a instituição de ensino resolveu incentivar a participação dos alunos logo após o contato da Agência Busca Talentos. 

“O representante da Agência Busca Talentos, Rafael Pellegrini, entrou em contato conosco para a divulgação do ‘Yamaha Busca Talentos’ em nossa Faculdade, primeiro por e–mail e telefone e depois em algumas visitas. Nesse bate papo o Rafael explicou em detalhes todos os processos do concurso que, de imediato, achei muito interessante”.

Na categoria Design, os projetos poderiam ser apresentados de duas formas: design virtual com criação realizada por meio de computador, devendo ser apresentado em formato digital, ou por meio de um projeto de Design Ilustrativo de Criação realizado por desenho feito à mão, em cores, sendo o mais realista possível, devendo ser apresentado em três folhas tamanho A3.

Critério adotado pelo concurso possibilitou uma maior adesão dos alunos

Para o professor Alexandre, este critério possibilitou uma maior adesão dos alunos porque “o concurso se prestou a avaliar mais a questão estética e de inovação do design de motocicletas, atributos que nossos alunos sabem explorar muito bem”, comentou o diretor.

Ainda segundo o docente, “de posse dessas informações busquei dentro do nosso grupo de disciplinas um conteúdo que se aproximasse mais daquilo que o concurso estava buscando. E essa característica é latente na disciplina de ‘Desenho de Observação’, que trata exatamente do exercício de rendering à mão livre. Isso foi ótimo porque pude contar com o apoio do Prof. José de Oliveira, que soube conciliar o cronograma do conteúdo do concurso com o cronograma dessa disciplina”.

  • Facebook Limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento
  • YouTube cinza limpo
bottom of page